alex.a.deriva@gmail.com
Encenador, ator e professor de teatro. Mestre em poética de direção teatral pelo PPGArC/UFRN (2015). Configura seu campo de interesse temas como encenação, pedagogia do teatro e poéticas do teatro contemporâneo. Integra o Coletivo Artístico Atores à Deriva (Natal/RN).
alexandreamerico2010@gmail.com
Alexandre Américo é artista e pesquisador da Dança com Licenciatura em Dança e Mestrado pelo PPGARC, ambas pela UFRN. Hoje é atuante na área da investigação em Arte Contemporânea, com enfoque em estruturas performativas, improvisação e seus desdobramentos dramatúrgicos. Foi aluno especial de Doutorado em Estudos da Mídia, UFRN (2021) e Direção Artística da Cia Giradança (2018-2023), Natal-RN. Atualmente é direção artística da Corpo Mudança (Fortaleza-CE) e se interessa, também, pelos estudos da Cripstemologia (teoria aleijada) junto a artistas DEFs da periferia de Natal (RN) dentro da TORTA - plataforma de arte expandida.
amilton@ruinaacesa.com.br
Artista-pesquisador, crítico e professor de teatro. É mestre em artes da cena, especialista em direção teatral e bacharel em teatro pelo Célia Helena Centro de Artes e Educação, onde lecionou. Publica seus textos no Ruína Acesa, que criou em 2017. Escreveu para a Folha de S. Paulo e para festivais como o MIRADA e a MITsp. É membro da seção brasileira da IACT (Associação Internacional de Críticos de Teatro).
panopramangapodcast@gmail.com
Anna Kühl é figurinista, pesquisadora, docente e produtora cultural. Pesquisadora, mestre pela Universidade de São Paulo sobre traje social, memória e traje de cena. Atua na cidade de Campinas – SP como docente em projetos como Memórias Vestidas – Re-criação de indumentária e cursos independentes de figurino. Como figurinista, atuou em projetos de audiovisual, como “Teca e Tuti”, da Rocambole Produções, e teatro, como “Mig, Meg e Mug” da Manifesta Cia, e “Tá na Mesa”, do Grupo Matula Teatro.
glauciopedubreu@yahoo.com.br
Formada em Produção Cultural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Possui experiência significativa em elaboração e execução de projetos culturais, tais como eventos, feiras, festivais, mesas redondas e fóruns. Artesã, ativista cultural, membro e articuladora do Fórum Permanente de Cultura de São Gonçalo do Amarante (SGA). Produtora do Grupo de Cultura Popular Congos de Combate/SGA.
barbara.tavaresreis@gmail.com
Bárbara Tavares é cariana (mistura de carioca com goiana), professora e diretora teatral e mãe. Bacharel em Interpretação Teatral pela UnB, mestre me Artes Cênicas pela Unirio e doutora em Artes pela Unesp. Professora adjunta do Curso de Licenciatura em Teatro da UFT. Desenvolve pesquisas e projetos na área de Artes, com ênfase no Ensino de Teatro, Direção, Encenação, Método Autobiográfico na formação de professores. Teatro Feminista, História do Teatro, Teatro político, relações entre Teatro, Cinema, Televisão e Literatura.
carladameane@gmail.com
Doutora em Estudos Literários (2013) (Pós-Lit/Fale/UFMG), com Pós-doutorado em Antropologia Visual (2018-2019) Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). Professora e pesquisadora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult). Líder do grupo de pesquisa Rede de Estudos Andinos. Warmi Danzaq (Nina Sonqo de Ayacucho) pela Escuela de la Danza de las Tijeras Puquio Ayacucho Perú.
silvafernandesdaniel@hotmail.com
Natural de Natal/RN e com base familiar no Alto do Rodrigues e Goianinha. Artista popular e brincante popular de maracatu, coco de roda, boi de reis e capoeira angola, professor de teatro em formação e foi com esses atravessamentos que nasceu o gosto pelo universo popular norte rio-grandense e sua afirmação quanto arte e vida.
daniela.beny83@gmail.com
Professora de teatro e especialista em Antropologia/UFAL, doutora em Artes Cênicas/UFBA, foi pesquisadora visitante do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal. É mestra em Artes Cênica/UFRN. É atriz, encenadora e dramaturga da Invisível Companhia de Teatro. Publicou os livros Oju Omim Omorewá – O Afoxé dança para Iansã, Textos (tristes) de teatro e Do terreiro ao teatro – Em busca da gestualidade ancestral.
tercerabstracto@gmail.com
David Atencio Herrera, chileno residente no Brasil, é graduado em Atuação pela Pontificia Universidad Católica de Chile (2012), Mestre em Artes com menção em Estudos e Práticas Teatrais (2015) pela mesma universidade, e Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Se aprofundou na área de Filosofia da Ciência tendo cursado uma especialização no Instituto de Filosofía y Ciencias de la Complejidad (IFICC, Chile) em Pensamento Complexo (2016) e em Ciências Cognitivas (2018). Como profissional, atua principalmente como diretor teatral, destacando-se o trabalho desenvolvido no Programa Tercer Abstracto desde o ano 2012.
daviddallas.2013@gmail.com
David Dallas é formado no curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente está cursando Estilista da Confecção do Vestuário (Senai - RN). Passa a maior parte do seu tempo costurando e buscando se manter saudável, mesmo com esse desgoverno, focando suas energias para a criação de uma marca de roupa masculina.
tespis@tespis.com.br
Denise da Luz, formada em Letras pela UNIVALI (Universidade do Vale de Itajaí), iniciou suas atividades como artista da cena em 1988. É uma das fundadoras da Téspis Cia de Teatro (1993), na cidade de Itajaí, SC. Desenvolve trabalhos como figurinista e produtora cultural, orienta processos pedagógicos na área e é gestora da Itajaí Criativa desde 2016. Já participou da montagem de mais de 20 espetáculos, viajando com eles a vários lugares do Brasil e exterior. Foi diretora do Teatro Municipal, coordenadora da Mostra Internacional de Teatro de Grupo (2000 a 2004) e do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha (edições 2011, 2019, 2022).
dianevelo@gmail.com
Natural de Aracaju, é atriz, vocalista da “A banda dos corações partidos” e do projeto “Bacuri”, fundadora do Grupo Caixa Cênica e artista colaboradora da Avessa Grupa.
eulerlopess@gmail.com
Euler Lopes é do Aracaju, e escreve na beira do Rio Sergipe. É diretor teatral e dramaturgo do Grupo de Teatro A Tua Lona desde 2010, sendo um dos seus fundadores. Trabalha como dramaturgo da Cia de Arte Alese – Grupo de Teatro da Assembleia Legislativa de Sergipe. É professor e ministra cursos de escrita criativa. Possui mestrado em Estudos Literários pela UFS. Publicou os livros 10 afetos e bolor. A coisa que mais ama na vida é assistir espetáculos de teatros.
umfelipenunes@gmail.com
Artista Interdisciplinar, graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre e Doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN. Componente da linha de Pesquisa: Memória, Saberes Locais, Religiosidade, Rituais. Membro do Grupo de Estudos Culturas Populares (DAN/PPGAS/UFRN) e da Revista Equatorial (UFRN).
tudomenosumacritica@gmail.com
Fernando Pivotto é artista do palco, educador e crítico. Membro da divisão brasileira da Associação Internacional de Críticos de Teatro, escreve desde 2015, tendo sido publicado em sites, blogs e livros, além de ter integrado a comissão julgadora de prêmios. Em 2021, escreveu para a Ocupação Faroffa, para a Mostra Aldir Blanc da SP Escola de Teatro e o Cena Agora: Humor do Itaú Cultural, entre outros. Desde 2017 escreve no @tudomenosumacritica
flaviateixeirsp@gmail.com
Maranhense, é diretora, atriz formada pela EAD/ECA/USP, licencianda pela Faculdade Paulista de Artes e artista colaboradora da Avessa Grupa e da Dual Cena Contemporânea.
panopramangapodcast@gmail.com
Formada em Artes Visuais pela UNICAMP, especializou-se em maquiagem na escola Parisiense Atelier Makeup em 2012. Trabalhou com óperas no Theatro Municipal de SP, mas atua principalmente na área do Audiovisual, tendo como projetos mais recentes a mini série “Hebe”, a novela das nove “Um Lugar ao Sol” e a 2a temporada de “Pico da Neblina” de Fernando Meirelles
geibsonanes@gmail.com
Artista, professor, ator, contador de histórias, performer, bonequeiro e artesão de atrevimento, de Canhotinho (PE), com o pé na Paraíba. Atualmente é estudante do curso de Pedagogia da Educação no Campo pela UFPB.
georgerochaholanda@gmail.com
Ator e palhaço. Passou por vários grupos de teatro em Natal.
giulianaclio@gmail.com
Mineira criada no nordeste, é atriz premiada no cinema brasileiro, formada pela EAD/ECA/USP, com articulação em projetos em ação cultural no Brasil e exterior.
glauciopedubreu@yahoo.com.br
henriquesaidel@gmail.com
Diretor de teatro, performer, professor, curador e colecionador de brinquedos. Professor do curso de Teatro e do Departamento de Arte Dramática (DAD), no Instituto de Artes (IA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É bacharel em Direção Teatral pela UNESPAR, mestre em Teatro pela UDESC e doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO. Autor do livro “As artes do cover: performance para além da cópia e do original”, lançado em 2019. Foi integrante da Companhia Silenciosa, de 2002 a 2012, com Giorgia Conceição e Leonarda Glück.
ms_ivan@ymail.com
Historiador, ator e pesquisador de práticas documentais. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em História Pública pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).Historiador, ator e pesquisador de práticas documentais. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em História Pública pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
eliaspathos@gmail.com
Graduado em História pela UERN. Pós-graduado em historiografia, Cultura e Política pela Facesa. Instrutor de Teatro. Militante Cultural.
professorricardoroberto@gmail.com
José Ricardo é artista indígena, ator, pesquisador, Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo sido laureado na turma 2019.2. Atualmente é Graduando em Direito (UFRN) e Mestrando em Artes Cênicas pelo PPGARC-UFRN, membro do Arkhétypos Grupo de Teatro (UFRN) onde desenvolve pesquisas sobre corpo, ancestralidade e manifestações ritualísticas ameríndias. Também é membro do coletivo teatral Ô de Casa, Ô de Fora. Grupo que investiga os procedimentos poéticos do ator de rua. É colaborador do grupo de pesquisa Corpo e Processos de Criação nas Artes Cênicas (CIRANDAR), sob orientação do professor Dr. Robson Carlos Haderchpek. Foi bolsista de iniciação científica pelo PIBIC-CNPq durante quatro anos com os seguintes projetos de pesquisa: "A ImaginaçãoMaterial e A Poética dos Quatro Elementos" (2016-2017), "A Imaginação Material e a
Ancestralidade" (2017-2018) e "Performance e Ritual: Por uma Prática de Descolonização do Imaginário" (2018-2019). Foi escritor de um artigo intitulado “Janduí: Identidade e Ancestralidade em Kõkamou” no livro pioneiro “Teatro e os Povos Indígenas: Janelas Abertas Para a Possibilidade” da Editora N-1 Edições. Possui experiência nas áreas de teatro,
performance, preparação corporal, danças tradicionais, teatro de rua e encenação.
juliamartins0893@gmail.com
Atriz formada pelo Centro de Artes Cênicas do Maranhão, graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão e Produtora Cultural; Pesquisadora da escritora maranhense e primeira romancista afro-brasileira, Maria Firmina dos Reis.
jcsartes@gmail.com
Artista multimídia, pesquisadora no PPGCA/UFF, graduada em pintura pela UFRJ, po?s graduada em doce?ncia do ensino fundamental e me?dio pela UCAM, uma das coordenadoras do ACOCORÉ. Seus trabalhos já foram expostos por diversos pai?ses e cidades do Brasil. Pesquisa coletivos artísticos ou não, que atuam na internet, assim como suas interac?a?o com o meio numa tentativa de compreender maneiras de afetar e ser afetado por mi?dias automatizadas.
jujustrehlau@gmail.com
Estudante e pesquisadora em Escrita Dramatúrgica, no curso de Teatro do Instituto de Artes da UFRGS. É atriz, formada em Direito pela PUCRS, onde pesquisou Criminologia Cultural. Pesquisa a transgressão como impulso criativo. Bolsista do projeto de extensão universitária Qorpo Qrítico, arrisca críticas teatrais buscando a poética do movimento da escrita. É apaixonada por livros, artes e filosofia.
panopramangapodcast@gmail.com
Laura Françozo é bacharel em artes pela UNICAMP e mestra artes pela USP. Foi figurinista das óperas: “Onde vivem os Monstros” (T. São Pedro, 2016); "Alma" (XXII Festival Amazonas de Ópera, 2019); e “The Rake’s Progress” (Theatro Municipal de São Paulo, 2021). Desde 2017 é coordenadora de produção de figurinos do Festival Amazonas de Ópera, supervisionando a produção dos figurinos.
leofazolla@gmail.com
Leandro Fazolla é ator, produtor cultural e crítico de arte. Doutorando em Artes Cênicas (Unirio). Mestre em Arte e Cultura Contemporânea (UERJ). Pós-graduado em História do Teatro Moderno e Ocidental (CAL). É diretor-geral do Instituto Cultural Cerne e da Cia Cerne. Idealizador do Festival Cenáculo de Teatro. Criou o projeto "Cadernos Cênicos", pelo qual comenta espetáculos teatrais no YouTube.
marcelodesousa77@gmail.com
Marcelo de Sousa é ator e diretor de teatro e ativista cultural paraibano. No cinema atua e faz preparação de elenco. É Licenciado em Teatro pela UFPB.
fmartins.mateus@gmail.com
Mateus Fávero é ator e dramaturgista brasileiro, artista-pesquisador, movido pela pergunta “como se pesquisa em teatro?”. É co-diretor de Tercer Abstracto, programa binacional (Chile/Brasil) de pesquisa em teatro. Bacharel (2017) e Mestre em Artes Cênicas (2022) pela Universidade de São Paulo, com a pesquisa “Da pergunta à cena: perspectivas metodológicas para a prática teatral como pesquisa”, orientado por Luiz Fernando Ramos. Especializou-se na relação entre pesquisa e criação cênica com o Diplomado Internacional en Investigación-Creación Escénica (2021), promovido pela UNAM (México) em parceria com a UBA (Argentina). Atualmente, cursa o Doutorado em Artes Cênicas da USP, com orientação de Cibele Forjáz, com o projeto: “A encenação da pesquisa”.
matheus000fernandes@gmail.com
De Remígio, no interior da Paraíba, é bacharel em Arte e Mídia pela UFCG, mestrando em música pela UFPB, produtor de música eletrônica e experimental, artista experimental visual, atua também nas poéticas do vídeo e em trilhas sonoras e sonoplastia para vídeo e teatro.
maxreinert2@gmail.com
Max Reinert é dramaturgo e diretor artístico da Téspis Cia. de Teatro. Desenvolve estudos na área de dramaturgia contemporânea, tendo participado do Núcleo de Dramaturgia do SESI PR. Ministrou oficinas nesta área para o SESC Nacional e foi convidado para o projeto “Encontro com o dramaturgo”, coordenado por Stephan Baungarten (UDESC-SC). Foi produtor do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha (2017) e coordenador técnico em 2019 e 2022. Teve sua dramaturgia publicada pelo selo Dramaturgias da Editora MultiFoco, com curadoria da revista virtual Questão de Crítica (2013) e mais recentemente pela Editora Urutau (2021).
bossadalua@gmail.com
Naara Martins é escrevivente, educadora e pesquisadora, onde desenvolve estudos e dengo nas áreas de performance, dança, teatro, trabalhando como atriz e dramaturga. Pesquisa sobre negritude, africanidades, literaturas e produções artísticas negras. É licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestra em Artes Cênicas (PPGArC/UFRN).
pa_blo_robert@hotmail.com
É performer e produtor cultural da cidade do Natal/RN. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGArC/UFRN, seus trabalhos dialogam com teatro, performances e intervenções urbanas. É integrante da Sociedade T, grupo que fundou em 2013 e que pesquisa cena contemporânea e seus desdobramentos.
paul_moraes@hotmail.com
Nômade brasileiro e atualmente ator do Arkhétypos Grupo de Teatro que atua em Natal desde 2011. Graduado em licenciatura em Teatro e atualmente aluno do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas na UFRN, onde desenvolvo uma pesquisa na fronteira do Teatro e Educação.
paulinha.bololo@gmail.com
Artista natalense, 26 anos. Licenciada em Teatro e Mestre em Artes Cênicas pela UFRN. É uma das fundadoras da Bololô Cia. Cênica que atua em Natal desde 2011. Na academia desenvolveu pesquisas de Atuação, tendo como eixos complementares Memória, Imaginação e Jogo. Sua prática veio sendo alicerçada junto aos processos criativos da Bololô, que tem um total de oito montagens de espetáculos - estando três em repertório. Atualmente reside em São Paulo, onde tem se dedicado a cursos de Atuação para Câmera, DJ, e integra o núcleo de Pesquisa "Invenção do Eu" do Grupo XIX de Teatro.
quemuelgomes@gmail.com
Artista, desenvolve trabalhos nas áreas de atuação, pesquisa científica e crítica teatral. Em cena se debruça sobre as possibilidades do corpo preto e bicha, dessa pesquisa estreou duas obras criadas a partir da intersecção entre teatro e audiovisual: "Todas as vezes que beberdes em memória de mim" (2021), selecionada para a Mostra Videográfica do FarOFFa do Processo, e "O que pode o meu corpo falar?" (2021). Também é fundador e ator do Teatro da Margem, com o qual estreou o espetáculo virtual “Disque Q para Queer” (2021), que realizou apresentações na SP Escola de Teatro e no 32º Inverno Cultural da UFSJ. Em 2020 teve um texto selecionado para compor a dramaturgia do espetáculo "Histórias de confinamento" do Grupo Galpão. Atualmente cursa Licenciatura em Teatro pela UFRN.
orafaduarte@gmail.com
leahregis@gmail.com
Artista da dança. Dançarino na Cia dos Pés. Docente nos cursos técnicos em Arte Dramática e Dança da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas. Mestre em dança pela Universidade Federal da Bahia.
rjuniornobrega@live.com
Artista, professor e pesquisador. Mestre em artes cênicas pelo Programa de pós-graduação em artes cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e bacharel em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande. Atua na investigação da performance arte e da relação entre corpos e coisas. É membro do Laboratório de Performance e Teatro Performativo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Núcleo de Estudos Teatrais da Universidade Federal de Campina Grande.
tadzio.j.v@gmail.com
Tadzio Veiga é diretor, performer e pesquisador. Mestrando em Artes Cênicas pela UFOP, investiga acontecimentos de corpo, de cena e de movimento em relação com a vida, a morte e ambiguidades adjacentes. Diretor do Teatro da Matilha, amontoado de dança-teatro e linguagem performativa, e do Teatro da Destruição, núcleo de experimentação com recorte da destruição no sentido literal. Busca, em seus trabalhos, aglutinar e justapor universos e unidades de referência supostamente incompatíveis.
macedo.vasconcelos@gmail.com
Mulher latino-americana apaixonada pelas tradições culturais populares, pelos saberes e pelas visualidades. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutoramento em teatro, pela Universidade de São Paulo, sobre trajes de cena do teatro popular. Professora da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá.
therezahelena@gmail.com
Thereza Helena de Souza Nunes é doutoranda em Estudos de cultura contemporânea sob orientação da Profa. Dra. Bibiana Bragagnolo (PPG- ECCO- UFMT), mestre pelo mesmo programa( bolsa CAPES). É atriz e diretora cênica tendo atuado majoritariamente no campo das artes performativas cuja pesquisa se direciona para os estudos da criação autoral e seus atravessamentos entre arte e vida. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa “Observatório e Laboratório de pesquisa artística: performance, criação e cultura contemporânea na América Latina”.
ygormatheusmedeiros@gmail.com
Ygor Anario (1996) é um artista natalense e estudante de Artes Visuais. Por meio do seu trabalho, utilizando diversas mídias, trata a tecnologia como algo já dado, que nos permeia e precisa ser melhor compreendida, criticada, compartilhada e redesenhada. Participação em exposições incluem “Confluências” (2020), Museu Câmara Cascudo; “Bitácora” (2018), Bólide 1050; “Dexobjeto” (2017), Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.