APRESENTAÇÃO

A Revista Farofa Crítica é uma publicação online, com periodicidade semestral, disponibilizada gratuitamente no site Farofa Crítica.

Tendo como objetivo ampliar o espaço de discussão acerca de processos de criação e de pensamentos sobre manifestações cênicas de caráter híbrido, performativo, político, poético, contemporâneo e em diálogo com expressões da tradição, a Revista Farofa Crítica visa colaborar com a desarticulação de referenciais estereotipados e opressores sobre a produção realizada fora dos eixos.

Nesse sentido, alguns de seus números são dedicados exclusivamente aos textos que versam sobre a produção artística realizada no Nordeste – local no qual a revista é editada, concebida e publicada – e em outras edições, essa demarcação geográfica é expandida para outras regiões do país. 

Apesar de ser uma publicação que possui como eixo principal as Artes da Cena, a Revista Farofa Crítica procura estabelecer diálogos com outras áreas artísticas, sobretudo com as Artes Visuais, estabelecendo um panorama amplo sobre pesquisas e práticas nas artes.
 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO:

Os textos submetidos para publicação devem ser originais e inéditos, enviadas em formato de Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, através de formulários abertos de acordo com as chamadas lançadas para submissão, e seguindo as normas apresentadas abaixo:

Artigos: Texto com espaçamento 1,5, justificado, fonte Arial 12. Margens inferior e superior 3cm, margens laterais de 2cm. Título em negrito, caixa alta e centralizado. Nome do autor/autora alinhado à direita. Todas as informações e citações devem vir no corpo do texto, evitando o uso de notas de rodapé. O resumo deve conter o título (resumo) em negrito, seguido de dois pontos e o resumo em si, em fonte Arial 12, justificado, espaçamento simples. Abaixo do resumo, acrescentar as palavras-chave com título em negrito e até cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula e iniciadas com letra minúscula (com exceção de nomes próprios). 

Para citações diretas usar recuo de 4cm, fonte Arial 10, justificado e com espaçamento simples. Uso de itálico somente para palavras de língua estrangeira. Para as referências usar o título REFERÊNCIAS ao fim do texto, em caixa alta e com fonte Arial 12. As referências descritas em seguida deverão seguir o padrão de formatação da ABNT, com espaçamento simples e separadas uma das outras por um espaço. 

As imagens devem estar inseridas no texto e vir centralizadas e com o título “Imagem 01 – Título” na parte superior da imagem e na parte inferior da imagem, acrescentar a legenda e seguida dos créditos ao autor e ano da imagem; todos centralizados. 

Os artigos devem conter de 10 a 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas. Confira modelo em PDF aqui.

Entrevistas: Devem seguir o mesmo padrão dos artigos, seguindo o limite máximo de 10 páginas, e em formato de questoes. A entrevista deve conter uma breve apresentação da discussão e uma introdução sobre a pessoa ou grupo entrevistado, ao invés do tradicional resumo presente nos artigos. Referências bibliográficas devem ser elencadas ao final do texto, apenas se forem citadas ao longo da entrevista.

Formato Livre: Textos poéticos, visuais e/ou ensaísticos que podem ser melhor expressados fora dos padrões acima, mas não excedendo o máximo de 10 páginas.